quarta-feira, 16 de março de 2011

Provas desporto adaptado e torneio de pista interescolas


No dia 23 de Fevereiro alguns alunos da nossa escola estiveram presentes em provas desportivas na cidade de Braga. Todos ganhámos diplomas participação.


No dia em que estivemos em provas desportivas em Guimarães tirámos esta fota na chegada à nossa escola. Foi um dia cansativo mas muito divertido.

terça-feira, 1 de março de 2011

Corta Mato Distrital
















No dia15 de Fevereiro, as alunas desta turma participaram no Corta mato distrital em Guimarães, com bons resultados. a aluna Claúdia Oliveira ficou colocada em primeiro lugar e a aluna Márcia Correia, em segundo lugar , na categoria de Juvenil A. Parabéns!!!

visita a Tibães





Visita de estudo ao Museu dos Biscaínhos, Braga







A Visita ao Mosteiro de Tibães/ Jardins de Santa Bárbara e Museu dos Biscaínhos foi efectuada no dia 22 de Fevereiro de 2011, no âmbito da disciplina de CMA.

Os alunos e professora deslocaram-se de autocarro até ao Museu dos Biscaínhos, no Concelho de Braga.

Os alunos visitaram inicialmente os jardins do Museu com as suas componentes de jardim formal, pomar e horta. De seguida, visitaram o museu, devidamente acompanhados por um guia que forneceu as informações sobre o museu.

Após esta visita, os alunos e a professora deslocaram-se a pé aos jardins de Santa Bárbara , onde lhes foi possível observar novamente o conceito de jardim formal da época barroca.

Posteriormente os alunos almoçaram tendo após refeições, se deslocado no autocarro até ao Mosteiro de Tibães, onde novamente tiveram a oportunidade de ouvir uma breve explicação da história do Mosteiro e respectivos jardins, pomares, horta e áreas circundantes.

Procedeu-se à visita da cerca, sempre com observações sobre as espécies autóctones. No fim da visita aos jardins, foi possível ainda aos alunos observar o Mosteiro e obras de restauração do mesmo: celas, salão nobre, jardins do Abade, igreja, etc.

Procedeu-se à recolha de informação e alguns registos fotográficos para posteriormente usarem no relatório da actividade e no blog da turma.

Nas aulas da disciplina de CMA os alunos encontram-se na fase de elaboração do relatório da actividade e elaboração de um pequeno texto com ilustrações gráficas e fotográficas recolhidas para divulgação no jornal escolar (edição online).

sessão sobre violência doméstica

No dia 11 de Fevereiro de 2011, no âmbito da disciplina de CMA, foi dinamizada pelas Sras Enfermeiras Cristina e Isabel do Centro de Saúde de Vila Verde e pela professora Alexandra Isabel Ferreira Marques Guia e contou com a participação dos formandos da turma B de CEF 2.

Actividades

Os alunos mostraram às senhoras enfermeiras os seus trabalhos sobre violência doméstica e colocaram questões sobre este tema. Tudo decorreu num clima de conversa amena.

Considera-se que os objectivos desta sessão foram atingidos, tendo proporcionado aos alunos uma oportunidade de:

ü Estimular a responsabilidade pessoal.

ü Incentivar a comunicação e expressão de ideias próprias de modo a assegurar a reflexão crítica.

ü Compreender os processos estruturantes das relações interpessoais.

ü Criar um clima de confiança e de fácil relacionamento que conduza ao conhecimento da turma e facilite a partilha de experiências e saberes.

ü Facilitar o relacionamento interpessoal em diferentes contextos com vista ao desenvolvimento de um bom nível de cooperação.

Promover atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.